Elementos pós-textuais - Anexo

09:22 / Postado por p4nove / comentários (0)

Anexo:

O anexo consiste em um texto ou documento normalmente não elaborado pelo autor, mas por terceiros, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Nos anexos podem aparecer ilustrações, descrições técnicas de equipamentos e processos, modelos de formulários e diagramas citados no texto, além de outros materiais explicativos que, pela dimensão ou pela forma, não podem ser incluídos facilmente no corpo do trabalho. Como exemplos há fotografias, mapas, plantas,
gráficos estatísticos etc.

Os anexos devem ser individualmente identificados por letras maiúsculas consecutivas, seguidas de travessão e pelos seus respectivos títulos, conforme a NBR 14724/2011.

Os anexos devem ser citados no corpo do texto, entre parênteses, quando vierem no final de uma frase: "A população de Lajeado em 2007 é 20% maior em relação a 2000 (ANEXO P)".

Quando a palavra ‘Anexo’ for inserida na redação normal da frase, ela vem sem parênteses e só com a inicial maiúscula: "Conforme Anexo P, é possível verificar que a população de Lajeado em 2007 é 20% maior do que em 2000".

Marcadores: , ,

Elementos pós-textuais - Apêndice

09:10 / Postado por p4nove / comentários (0)

g) Apêndice:

O apêndice consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade principal do trabalho. Ele é identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título, segundo orienta a NBR 14724/2011

A avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução foi maior do que ... (APÊNDICE A).

Quando a palavra ‘Apêndice’ for inserida na redação normal da frase, ela vem sem parênteses e escrita só com a inicial maiúscula: "Conforme Apêndice A, é possível identificar que a avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução foi maior do que…"

Marcadores: , ,

Elementos pós-textuais - Glossário

09:07 / Postado por p4nove / comentários (0)

f) Glossário:

Consiste em uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. O glossário poderá ser montado com base em conceitos próprios do autor do trabalho ou de autores e de dicionários especializados; em qualquer dos casos, é preciso cuidar para que “o conceito adotado tenha relação de uniformidade e harmonia com os significados dos demais conceitos e que o conjunto categorial seja efetivamente adotado no decorrer do trabalho com o sentido exato ali colocado” (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2006, p. 206).

Marcadores: , ,

Elementos pós-textuais - Referências

09:00 / Postado por p4nove / comentários (0)

e) Referências:

Em seguida, aparecem as referências, elemento obrigatório. Há alguns periódicos, como, por exemplo, da área das biomédicas, que exigem apresentação no estilo dos Requisitos Uniformes para Originais submetidos a Periódicos Biomédicos, conhecido como Estilo de Vancouver, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas – ICMJE (http://www.icmje. org) e baseia-se, em grande parte, no padrão ANSI, adaptado pela U.S. National
Library of Medicine (NLM). Os dados podem ser acessados no endereço seguinte:
<http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_ requirements.html>.

Veja-se exemplo de três formatos diferentes de uma mesma referência de um artigo científico retirado da Scientific Electronic Library Online – SciELO, que é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros, e por isso o interessado em submeter seu trabalho para análise e publicação deverá se informar sobre qual deles é o desejado pelo periódico ou evento:

Referência pela ABNT:
BUSS, Caroline; OLIVEIRA, Álvaro Reischak de. Nutrição para os praticantes de exercício em grandes altitudes. Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 1, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-
52732006000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 fev. 2008. doi: 10.1590/
S1415-52732006000100008

Referência pela ISO – International Standards Organization:
BUSS, Caroline e OLIVEIRA, Álvaro Reischak de. Nutrição para os praticantes de exercício em grandes altitudes. Rev. Nutr. [online]. 2006, vol. 19, no. 1 [citado 2008-02-28], pp. 77-83. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100008&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1415-5273. doi: 10.1590/S1415-52732006000100008

Referência pelo estilo Vancouver, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores
de Revistas Médicas:
Buss Caroline, Oliveira Álvaro Reischak de. Nutrição para os praticantes de exercício em grandes altitudes. Rev. Nutr. [periódico na Internet]. 2006 Fev [citado 2008 Fev 28] ; 19(1): 77-83. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100008&lng=pt&nrm=iso. doi: 10.1590/S1415-
52732006000100008

Outra particularidade das referências relaciona-se às abreviaturas dos meses do ano, as quais devem utilizar o idioma de origem do texto. Em língua portuguesa, espanhola, italiana e francesa, os meses do ano são iniciados por letra minúscula; já em inglês e no alemão, eles são iniciados por letra maiúscula, seguindo as abreviaturas a mesma forma.

Marcadores: , ,

Elementos pós-textuais: notas explicativas

08:59 / Postado por p4nove / comentários (0)

d) Notas explicativas de rodapé:

A numeração das notas explicativas de rodapé, se houver, é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo; não se inicia a numeração a cada página.

Marcadores: , ,

Elementos pós-textuais: abstract e keywords

08:53 / Postado por p4nove / comentários (0)

b) Abstract:

Logo depois do título em língua estrangeira, apresenta-se a versão do resumo para um idioma de divulgação internacional (em inglês, chamado Abstract; em espanhol, Resumen; em francês, Résumé; em alemão, Zusamenfassung; em italiano, Riassunto, etc.).

c) Keywords:
Depois do abstract, são colocadas as palavras-chave, vertidas para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês, Keywords; em espanhol, Palavras clave; em francês, Mots-clés etc.).

Marcadores: , , , , ,

Elementos pós-textuais: título em língua estrangeira

08:53 / Postado por p4nove / comentários (0)

a) Título (e subtítulo, se houver) em língua estrangeira:

Após a conclusão, vem o título (e subtítulo, se houver) em língua estrangeira. Normalmente, tem sido em língua inglesa, mas, dependendo do periódico, é aceita outra língua.

Marcadores: , ,

Elementos textuais - Conclusão

08:35 / Postado por p4nove / comentários (0)

c) Conclusão:

A conclusão é a parte textual final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos, ao problema e hipóteses do trabalho. Nela também você pode fazer constar as limitações do estudo e sugestões/recomendações para futuros trabalhos.

Marcadores: , ,

Elementos textuais - Desenvolvimento

08:30 / Postado por p4nove / comentários (0)

b) Desenvolvimento:

Depois, vem o desenvolvimento, que é a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado, apresentado numa sequência lógica, sem mudança de página; não existem capítulos, mas tópicos numerados progressiva e escalonadamente sob a forma de seções (relacionadas a métodos, materiais, resultados, discussão etc.) no que for necessário.

A seção do método descreve as etapas de definição de termos e de variáveis, a delimitação da população ou amostra, a coleta de dados etc. Recomenda-se que você escreva o verbo no tempo passado, pois estará descrevendo algo que já foi feito. 

Na seção dos resultados, você deve apresentar os resultados alcançados, de forma direta, objetiva, sucinta e clara, inclusive expondo sua relevância. Nesta parte, normalmente aparecem ilustrações e tabelas. 

A seção da discussão tem como objetivo discutir, analisar os resultados encontrados na pesquisa e compará-los, se for o caso, com resultados de pesquisas já realizadas e levantados na revisão teórica. É a parte em que você interpreta, argumenta, justifica e destaca os resultados encontrados.

O desenvolvimento se divide em seções e subseções, conforme a NBR 6024/2003, que variam conforme a abordagem do tema e do método, além de seguir outras características:
– o indicativo de seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele;
– não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título;
– destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negrito, itálico ou outro (cuide da uniformidade dos destaques no artigo: use sempre o mesmo tipo de destaque);
– o título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração, dele separado por um espaço;
– a letra dos títulos e subtítulos do desenvolvimento deverá ser tamanho 12, negrito, na mesma fonte do texto: os títulos serão em maiúsculo; os subtítulos só com a inicial e substantivos próprios em maiúsculo;
– não se usa o termo ‘desenvolvimento’ como título de seção, mas os títulos relacionados ao conteúdo da parte que está sendo exposta, e o texto deve iniciar-se na linha seguinte;
– todas as seções devem conter um texto relacionado com elas. 

Marcadores: , ,

Elementos textuais - Introdução

08:29 / Postado por p4nove / comentários (0)

a) Introdução:

Depois das palavras-chave, deixar alguns espaços (2 ou 3) na página e iniciar a digitação do corpo do texto, em letra tamanho 12: INTRODUÇÃO, que é a parte textual inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, a justificativa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Marcadores: , ,

Elementos pré-textuais - Resumo e palavras-chave

08:22 / Postado por p4nove / comentários (0)

c) Resumo e palavras-chave:

Depois, vem o resumo, elemento obrigatório, constituído de uma sequência de frases concisas e objetivas, e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, tudo em letra tamanho 10 e espaço simples entre as linhas.

Sabe-se que alguns periódicos, por exemplo, na área da saúde, em vez dos resumos tradicionais de parágrafo único sintetizando os principais aspectos do estudo, passaram a exigir como um dos requisitos de publicação resumos ligeiramente maiores e mais informativos, com subtítulos específicos: objetivo, métodos, resultados, conclusão e palavras-chave. Assim, é preciso verificar o que o periódico exige como regras de submissão do artigo.

É importante enfatizar que o resumo deve ser uma miniatura do artigo. Portanto, uma sugestão de técnica de redação do resumo é que a primeira frase, a introdução, deve ser significativa, contextualizando o tema principal do trabalho. A seguir, deve-se indicar a categoria do que está sendo tratado (relatório de pesquisa, artigo, comunicação etc.), seguida de frases que indiquem objetivo(s), material(is) e método(s), resultado(s), discussão e conclusões da pesquisa. A linguagem do texto
deve ser objetiva e clara, e o vocabulário técnico de cada área deve ser utilizado com discrição. Recomenda-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, com a partícula apassivadora ‘se’ quando for o caso.

Após o resumo, vêm as palavras-chave, elemento obrigatório, que encerram o sentido principal do texto, indicando ao leitor a área ou subárea a que pertence o artigo. Essas palavras/expressões devem ser antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. 

O bom senso do articulista vai revelar o número de palavras-chave, as quais, se usadas em excesso,
indicam um texto confuso e sem área de concentração. Se o periódico para o qual o autor deseja submeter o artigo não estipular alguma regra a respeito, sugere-se não ultrapassar o número de seis palavras ou expressões. As palavras-chave agrupam os artigos por assunto/área, de modo a facilitar a localização nas bibliotecas e servir na indexação desses textos a bancos de dados nacionais e/ou internacionais.

Marcadores: , , ,

Elementos pré-textuais - Autor

08:18 / Postado por p4nove / comentários (0)

b) Autor(es):

Na página de abertura do artigo, após o título, aparece o nome do(s) autor(es) do artigo, seguido de indicação (indicada por asterisco ou número) de nota de rodapé com referências pessoais breves (titulação, vínculos institucionais, e-mail etc.), ou, opcionalmente, colocar o breve currículo no final dos elementos pós-textuais, onde também são dispostos a data de entrega dos originais à redação do periódico e os agradecimentos do(s) autor(es). Sugere-se que, quando for artigo oriundo de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação, seja indicado também o nome do professor orientador, com sua titulação.

Marcadores: , ,

Elementos pré-textuais - Título

08:15 / Postado por p4nove / comentários (0)

a) Título:
O artigo inicia pelo título (e subtítulo, se houver) centralizado, em fonte tamanho 14 (recomenda-se Times New Roman ou Arial como a letra padrão do artigo); o título deve ser simples, significativo, informativo e atraente, e com o nome científico do ser vivo, quando for o caso; o subtítulo (se houver) deve ser separado do título por dois-pontos e escrito na língua do texto.

Marcadores: , ,

Estrutura do artigo científico (2)

08:11 / Postado por p4nove / comentários (0)

Obedecendo as normas da ABNT, a estrutura de um artigo científico é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, todos digitados em sequência nas páginas, sem abertura de nova página a cada seção ou subseção:

Elementos pré-textuais:
a) título, e subtítulo (se houver);
b) nome(s) do(s) autor(es);
c) resumo na língua do texto;
d) palavras-chave na língua do texto.

Elementos textuais:
a) introdução;
b) desenvolvimento;
c) conclusão.

Elementos pós-textuais:
a) título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;
b) resumo em língua estrangeira;
c) palavras-chave em língua estrangeira;
d) nota(s) explicativa(s);
e) referências;
f) glossário;
g) apêndice(s);
h) anexo(s).

Marcadores:

Estrutura do artigo científico (1)

08:09 / Postado por p4nove / comentários (0)

O artigo científico é bastante flexível quanto à sua extensão e apresentação, porque as revistas e sites possuem suas próprias normas de submissão e editoração, determinando a forma de digitação/formatação do texto, que nem sempre segue a orientação da ABNT, mesmo no Brasil. De forma geral, as partes principais são estas: resumo, introdução, métodos (e materiais), resultados, discussão, conclusão e referências.

Portanto, o autor do artigo deverá se informar sobre as regras de submissão do material ditadas pelo periódico científico antes de encaminhar seu trabalho, a fim de, ao segui-las cuidadosa e integralmente, possuir mais chance de aceite e publicação, uma vez que a competição pelo espaço nos periódicos é bastante acirrada. Essa necessidade e competitividade por publicação exigem do pesquisador enormes cuidados na elaboração do relato da sua pesquisa.

Marcadores:

Epígrafe (19)

07:38 / Postado por p4nove / comentários (0)

A ficção científica de um século é a ciência do século seguinte.

Marcadores: ,